quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO DO DIA



Margaret Thatcher e Bush, filho

O pertinente comentário é de Marcos Poggi, consultor de empresas, leitor deste Blog. Após as recentes eleições na Hungria e no Reino Unido, restam agora na União Européia três países com governos socialistas: Grécia, Portugal e Espanha.
A lembrança é oportuna. São justamente os países que enfrentam grave crise econômica, produzida por fortes desajustes fiscais – algo, aliás, que vem sendo experimentado impunemente (ainda) pelo Brasil nos últimos anos (ver comentário sobre manobras fiscais na postagem desta terça-feira 01/02).
Governos de orientação de esquerda custam a perceber que os recursos produzidos pela sociedade a título de impostos são finitos. E que quanto mais pesados são os tributos, mais dificuldade terá a sociedade para produzir as riquezas necessárias ao desenvolvimento.



  De volta a Marcos Poggi, que ressuscita máxima de Margaret Thatcher: "o socialismo dura até se lhes acabar o dinheiro dos outros".
É isso: governos de esquerda tendem a gastar mal o dinheiro que não lhes pertence. E usam o populismo para se esquivar das críticas.
O que não significa que não haja pseudos-governos de direita que gastem muito, e mal. Não é George W. Bush?


Nenhum comentário:

Postar um comentário