terça-feira, 12 de abril de 2011

COMENTÁRIOS DO DIA

Governo está estimulando a expectativa de inflação

Nos últimos dois meses esse Blog comentou, em diferentes artigos semanais e Comentários Diários, a falta de firmeza e clareza do governo e, em especial, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na política de combate à inflação.
Mais do que isso criticou a inconsistência técnica de algumas medidas e o risco da mudança de rumo de uma política econômica que vinha dando certo há mais de uma década – e que foi a responsável pelo gradual aumento da renda do brasileiro.
Infelizmente (e infelizmente porque isso significa que este Blog está certo, mas o governo e seu ministro estão equivocados, o que é ruim para o Brasil), o número de artigos e comentários na grande imprensa questionando a incoerência no combate à inflação aumentou significativamente.
Entre esses artigos, merece destaque pela contundência e consistência os que seguem abaixo (acessar os links), respectivamente, de Carlos Alberto Sardenberg e Raul Velloso, no Estado de S. Paulo, e, em conjunto, de Armínio Fraga e Pedro Cavalcanti Ferreira, em O Globo:

Produção pode; consumo, não


Quem tem medo do doutor Guido Mantega?


O Brasil na encruzilhada






Consultor político

     Há não mais que um mês, ao comentar numa mesa que o maior desafio da presidente recém-empossada seria o efetivo controle da inflação, ouvi de um experiente consultor político com amplo acesso aos gabinetes de Brasília que “ninguém mais no Brasil hoje acha viável permitir uma pequena inflação em nome do crescimento”. A afirmação não foi capaz de me convencer ou tranquilizar. Pois permitir uma “inflaçãozinha” em nome do crescimento é exatamente o que Guido Mantega e o Banco Central estão fazendo, ao postergar as metas de inflação.
Válido lembrar que o Banco Central, quando exerce a política monetária, está lidando com expectativas. E quando sinaliza que deixará para colocar a inflação dentro da meta mais à frente, em 2012, está, indiretamente, fomentando as expectativas de aumento de preços. O gatilho da indexação está pronto para ser disparado.
Espero estar errado e meu amigo consultor político certo – apesar de todas as evidências em contrário.

Por Nilson Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário