segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS DO DIA

Desindustrialização

            Em artigo no jornal Valor desta segunda-feira 19 (ver link abaixo), o ex-diretor do Banco Central, Luiz Carlos Mendonça de Barros lembra que, “sem um entendimento correto das causas de um problema nunca chegaremos a sua solução”.
Refere-se à chamada “desindustrialização” brasileira e a queda de competitividade de nossas empresas, problemas que, ressalta, estão relacionados a questões estruturais, como pesada carga tributária e alto custo logístico.
Forçar a alta do dólar, com medidas como aumento de IOF, ou conter as importações via aumento de IPI para automóveis, por si só não garantirão competitividade e vigor à nossa indústria – além de gerar outras distorções.
O tema foi objeto de reflexão em artigo deste Blog na semana passada (A “máscara” e as ironias do dólar), entre outras postagens.
Tais medidas (aumento de impostos combinado a restrições a importações) dificultam o combate à inflação e podem mascarar a ineficiência de nossa cadeia produtiva.
 Em vez de procurar garantir competitividade à economia, reduzindo impostos e investindo em infraestrutura, o governo está fazendo justamente o contrário.

Artigo de Luiz Carlos Mendonça de Barros:


O RDC e a corrupção

    O Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), que foi implantado pelo governo federal por meio de Medida Provisória, enfrenta forte resistência do Ministério Público. O RDC, em substituição à Lei das Licitações (Lei 8.666), agilizaria as contratações de serviços e obras para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, com a vantagem, segundo o Planalto, de reduzir a possibilidade de conluio entre empreiteiras e outros fornecedores e contratados.
O ponto mais polêmico do novo regime de contratações diz respeito ao sigilo quanto ao preço estimado para obra. O Governo alega que isso garantirá maior competitividade, reduzindo os custos. Mas o MP entende que, sem preço de parâmetro, a possibilidade valores acertados para mais será ainda maior, com prejuízo ao erário. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário