terça-feira, 20 de maio de 2014

Comentário do dia

Perguntas para a presidente Dilma

Política do apadrinhamento - O fracasso econômico do governo Dilma Rousseff se traduz pela ênfase excessiva no consumo, derrubada voluntarista dos juros e desvalorização do real, além de fartos gastos públicos, lembra Celso Ming, em sua coluna desta terça-feira 20 em O Estado de S. Paulo (o link com o texto completo segue abaixo deste post), numa análise convergente com artigos e comentários deste Blog.
   O colunista acrescenta que os equívocos da política econômica tiveram como cúmplices lideranças empresariais que abocanharam benesses para determinados setores. E está certo. Este Blog criticou o capitalismo de Estado (ou de apadrinhamento), com seu viés patrimonialista, em várias postagens, entre elas nas de 02 de maio deste ano, 01 e 04 de julho de 2011 e 11 de maio de 2012 (pesquisa na barra à direita).
    Sobre o fraco crescimento que resultou da “nova” matriz econômica engendrada pela presidente Dilma e o ministro Guido Mantega (assunto do artigo da sexta-feira passada, entre outros posts deste Blog), vale dizer que a média do crescimento brasileiro nos últimos três anos foi de 1,9%.
   O desempenho do governo Dilma é o terceiro pior da história da República, salientou José Casado, em artigo, também nesta terça-feira, em O Globo (link igualmente abaixo), citando o livro “Desenvolvimento às avessas”, do economista Reinaldo Gonçalves.
Gonçalves, por Casado, vai além: o crescimento médio do país nos últimos anos ficou abaixo da média (4,3%) dos 152 países em desenvolvimento, entre os 188 acompanhados pelo Fundo Monetário Internacional. Mais: os 32 países da América Latina cresceram, na média, 3,2% - bem acima do Brasil. Com a palavra a candidata Dilma Rousseff.

Link para artigo de Celso Ming:

Link para artigo de José Casado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário