quarta-feira, 19 de março de 2014

Comentários


Desmanche da Petrobrás e Eletrobrás – A desorientação administrativa e a postura reativa, pautada no “método” tentativa e erro, são as características mais marcantes de um governo que foi eleito sob o marketing da capacidade de gestão de sua condutora (o que não deixa de ser irônico).
    “O que há no governo é mais do que má gerência. É uma fé infinita na empulhação, ofendendo a inteligência alheia”, sentencia Elio Gaspari, em artigo publicado hoje em O Globo.
A má gestão da presidente Dilma Rousseff tem sido objeto, direta ou indiretamente, de outros comentários e artigos deste Blog (ver nota Anote do último dia 12). O desmanche econômico-financeiro da Petrobras e da Eletrobras é apenas um de seus efeitos deletérios.

Link para artigo de Elio Gaspari:


Barbárie – A morte de Claudia Silva Ferreira, arrastada por um carro da PM após ser baleada numa favela, é um desses trágicos absurdos que se repetem cada vez com maior frequência no Rio de Janeiro.
Como não poderia deixar de ser, os três PMs envolvidos foram imediamente afastados de suas funções, detidos e serão indiciados por homicídio, provavelmente qualificado. Na imprensa, contudo, já foram pré-julgados como bárbaros. E aí vale uma reflexão, a título de contra-ponto.
Como sabiam que estavam sendo vistos e que, certamente, estariam sendo monitorados por câmeras ao longo do trajeto, teriam ainda assim arrastado propositalmente a vítima, já seriamente ferida, por 350 metros?
A hipótese de que teriam  fé absoluta na impunidade não é capaz de manter a tese de barbárie de pé neste caso. Daí porque é razoável supor que o episódio tenha resultado do desespero e do despreparo. Sobretudo, se considerarmos que ocorreu em plena luz do dia, com dezenas, talvez centenas de testemunhas.
A outra hipótese: atingiram a vítima acidentalmente; na ânsia de socorrê-la, jogaram-na no camburão; e, na afobação de chegar ao hospital, demoraram a ver que a porta da caçamba abrira e ela caíra... Cometeram uma sucessão de erros e devem ser punidos por eles. Mas não teriam sido bárbaros a ponto de arrastar propositalmente uma mulher ferida pelas ruas.
Porque o difícil não é crer na crueldade. Já tivemos notícias de barbaridades cometidas por integrantes da PM fluminense, de execução de magistrados a espancamento de inocentes. Mas convenhamos que até para a estupidez e a crença na impunidade deve haver um limite. Em outras palavras, podem até ser muito cruéis, mas não é possível que sejam tão burros.

Comentário de leitor:

(...) Muito bom seu comentário sobre a mulher arrastada pelos PMs. (...) O que causou tudo isso? Selvajaria ou burrice? Em comentário anterior, você respondeu a pergunta. A ausência de projeto educacional apropriado para o pais. Enquanto não vem, selvajaria e burrice se espalham pelo pais e envenenam  a nossa sociedade. Os sinais de que a contaminação chegou a níveis críticos  pipocam diariamente na imprensa. Aumento assustador da criminalidade que se tenta reprimir com uma policia troglodita. Mas como você observou, mesmo com projeto educacional apoiado em prioridade máxima, os efeitos somente serão sentidos a longo prazo. Enquanto isso, a burrica e selvajaria exigirão da gente seu “pound of flesh” , como pedira o mercador de Veneza - Mario Santos, diplomata.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário